Quem Somos

O Instituto PARAR – Pensando Alternativas Responsáveis Administrando Frotas com Resultado – concentra um dos principais centros de estudos e capacitação para profissionais de frotas leves da América Latina e é referência por sua influência positiva no comprometimento das empresas com a responsabilidade social diante dos números de acidentes de trânsito no Brasil.

Criado em 2012, em meio à Década de Ação pelo Trânsito Seguro (2011-2020), uma proposta das Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir em 50% o número de fatalidades decorrentes de acidentes de trânsito em todo o mundo, o Instituto PARAR tem o propósito de garantir a segurança de cada colaborador que atua diretamente com a frota.

Sua luta consiste em percorrer dois caminhos: o da educação e o do valor à vida. Para isso, atua na disseminação da cultura de segurança dentro das corporações e na profissionalização dos gestores de frotas leves do país.

A causa ainda vai além do cenário corporativo, pois aproximadamente 10% da frota nacional é conduzida por motoristas que prestam serviço a empresas, o que representa cerca de 5 milhões de veículos. O PARAR acredita que uma mudança de cultura desses condutores pode ter um efeito multiplicador e resultar na transformação do número de acidentes de trânsito no Brasil.

O trânsito brasileiro é um problema grave e tornou-se um problema de saúde pública: nos últimos 30 anos, mais de 1 milhão de brasileiros perderam suas vidas em acidentes. Essa catástrofe tem deixado profundas cicatrizes sociais e econômicas. Por isso, o Instituto PARAR atua em frentes variadas, promovendo ações e eventos para que centenas de gestores de frotas possam se encontrar e se aperfeiçoar. Também possui uma revista periódica, a PARAR Fleet Review, que, juntamente com o Portal PARAR, reúne as principais novidades e discussões da gestão de frotas nacional e internacional.

Além dessas ações, o PARAR já certificou mais de 250 gestores através do PGF (Programa para Gestores de Frotas), o primeiro curso de formação para os gestores de frota do Brasil, certificado pela Associação Norte-Americana de Gestores de Frotas (NAFA). Em cinco anos de trabalho, foram mais de 400 eventos realizados e mais de 10 mil gestores e executivos impactados pelo PARAR.

Como reconhecimento por esse trabalho, o Instituto PARAR conquistou o prêmio Ozires Silva, promovido pela ISAE/FGV, em empreendedorismo social, e o prêmio internacional Windell Mitchell, um dos mais importantes do segmento, por sua causa humanitária.

Além disso, inspira e agrega associações de todo o mundo em sua luta pela segurança, contando com o apoio de entidades como a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), a Cruz Vermelha Brasileira (CVB), a Associação Norte-Americana de Gestores de Frotas (NAFA) e a empresa Latin NCAP para carros mais seguros.

O PARAR tem o privilégio de treinar e inspirar centenas de pessoas através de suas atividades e é fonte de referência para profissionais que querem buscar conteúdo relevante e entregar resultados financeiros para suas companhias, sem se dissociar de valores humanos e éticos.